2/24/2020

Utilização de pino e faceta biológica em dente decíduo anterior desvitalizado: relato de caso


O objetivo deste trabalho é o de relatar um caso de reabilitação estético-funcional por meio de pino e faceta biológica de um incisivo central decíduo.

Paciente, com 4 anos de idade, atendido na clínica de Odontopediatria, com queixa principal estética do elemento 51, o qual apresentava perda de estrutura dentária, descoloração coronária e tratamento endodôntico prévio.

O tratamento consistiu na confecção de um pino e faceta biológica e no acompanhamento clínico e radiográfico durante 1 ano.


O uso da restauração biológica, com coroa e raiz naturais, neste caso, resultou em sucesso clínico, recuperando a função e a estética.

A técnica biológica é uma alternativa promissória para restaurações protéticas em dentes decíduos com grande perda de estrutura.

Leer también : CÁRIE DE MAMADEIRA: Crianças não devem beber leite à noite

INTRODUÇÃO : Lesões traumáticas ocorrem frequentemente na dentição decídua. Estudos demonstram que aproximadamente 30% das crianças com até sete anos de idade já traumatizaram os incisivos decíduos uma ou mais vezes.

Dentre as complicações estéticas decorrentes do traumatismo, destacam-se a perda de estrutura dental e a descoloração coronária.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.10 no.3 Recife jul./sep. 2011



Tambien te puede gustar