2/27/2020

Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie precoce da infância: Relato de caso

Reabilitação

A cárie precoce da infância (CPI) é uma patologia crônica que afeta a dentição decídua de crianças menores de 6 anos de idade.

É definida pela presença de pelo menos um dente cariado (lesão com ou sem cavitação), a ausência de um dente (por cárie) ou a existência de uma restauração num dente temporário, em crianças com idade compreendida entre 0 e 71 meses.

A finalidade deste trabalho é descrever um caso clínico de reabilitação estética e funcional em paciente infantil do sexo masculino, de 3 anos e 6 meses de idade, acometido pela CPI.


A primeira etapa foi a conscientização do núcleo familiar sobre a higienização bucal, avaliação e orientação dos hábitos alimentares.

Inicialmente foi realizada a adequação do meio bucal com cimento de ionômero de vidro químico, exodontia dos elementos 54, 64 e 62 e tratamento endodôntico do elemento 52.

Veja Também: SAÚDE BUCAL da gestante e do bebê

Após, foi utilizado o botão de Nance como mantenedor de espaço na arcada superior. Para a reabilitação estética e funcional optou-se pelo uso de aparelho mantenedor de espaço funcional nas áreas correspondentes aos elementos: 54, 52, 51, 61, 62, e 64.

O tratamento executado permitiu restabelecer a estética, a função mastigatória e manter o espaço necessário à erupção dos dentes permanentes. O que repercutiu em melhora da qualidade de vida e autoestima do paciente infantil.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° DIAS GF, RITZMANN BF, RANSOLIN F, FERRAZ TRK. Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie precoce da infância: relato de caso. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2018 jul/set 30(3) 314-22


Tambien te puede gustar