ADS

Reconstrução de dentes decíduos anteriores com pino de fibra de vidro e matriz anatômica de celulóide: relato de caso clínico

Reabilitação Oral

O restabelecimento da forma, função e estética de dentes decíduos anteriores com extensa destruição coronária é um grande desafio para o odontopediatra.

Nesses casos, a utilização de pinos intra-radiculares de fibra de vidro, associada a restaurações de resina composta com o auxílio de matrizes anatômicas de celulóide, é uma opção viável, que apresenta bom resultado estético, além de ser uma solução rápida e de fácil execução, pois dispensa a etapa laboratorial, sem apresentar custo elevado.


Este artigo apresenta relato clínico com a utilização desse material e traz informações sobre outros materiais utilizados nesse tipo de tratamento, apresentando suas vantagens e desvantagens.

Introdução : Na clínica de odontopediatria, freqüentemente se observa a destruição coronária de dentes decíduos anteriores, em decorrência de cárie ou traumatismo dentário (VIEIRA; RIBEIRO, 2001). Muitas vezes, a saúde pulpar desses elementos também se encontra comprometida (SANTOS-PINTO et al., 2001; CAVALCANTI et al., 2003).

Veja Também: SAÚDE BUCAL : Primeira Consulta Odontopediatra

A reconstrução desses elementos dentários é de extrema importância, pois evita que haja alterações nas funções de mastigação e de fala, além de prevenir o desenvolvimento de hábitos parafuncionais e o surgimento de problemas psicológicos, possibilitando que a criança tenha um desenvolvimento mais saudável (GHERSEL et al., 1998).

No entanto, o restabelecimento da saúde oral pode ser uma tarefa bastante complexa não só para a criança, mas também para os pais e para o profissional (SILVA et al., 2001).

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 81-88, 2007.
° Anna Paula Verrastro / Adriana Yuri Tashima / Flávia Pécora de Carneiro Faria / Karen Roberta Gallo Alves / Sandra Kalil Bussadori / Marcia Turolla Wanderley

No hay comentarios