ADS

Reabilitação Protética em Paciente com Displasia Ectodérmica Hipohidrótica: Caso Clínico

Reabilitação Protética

A Displasia Ectodérmica é uma anomalia determinada por fatores genéticos, capaz de alterar as estruturas ectodérmicas como os dentes, pele, cabelo, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.

Existem muitas variações da Displasia Ectodérmica, sendo que, a Displasia Ectodérmica Hipohidrótica ou Anidrótica ligada ao cromossomo X é a forma mais conhecida e uma das quais o cuidado odontológico é uma etapa muito importante do tratamento.

Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico de um paciente do sexo masculino, 06 anos de idade, portador de Displasia Ectodérmica Hipohidrótica, em que seu tratamento consistiu na confecção de uma Prótese Total, em ambas as arcadas, com a intenção de melhorar suas condições estéticas, funcionais e psicológicas.


Esse paciente procurou, junto à mãe, a disciplina de Estomatologia II da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com a queixa principal de “falta dos dentes desde o nascimento”.

Após a anamnese, exame clínico e radiográfico foi estabelecido o diagnóstico de Displasia Ectodérmica Hipohidrótica e o paciente foi encaminhado para a disciplina de Prótese Total com a finalidade de confeccionar duas Próteses Totais (superior e inferior). O resultado foi o resgate das condições estéticas, funcionais e psicológicas do paciente.

Veja Também: SAÚDE BUCAL : Primeira Consulta Odontopediatra

Frente ao exposto, concluiu-se que o diagnóstico e tratamento precoces são fatores importantes para melhorar as condições estéticas, funcionais e psicológicas da criança, permitindo seu desenvolvimento físico, emocional e social.

Além disso, a instalação da Prótese Total permitiu uma melhor alimentação e suspensão do hábito de sucção digital, constituindo uma alternativa satisfatória para o tratamento reabilitador.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° administracao.spemd.pt
° Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
° Blanca Liliana Torres León / Gabriela Botelho Martins / Guilherme Andrade Meyer / Manuela Serra dos Santos / Yelena Araújo César

No hay comentarios