ADS

A cárie precoce da infância: uma atualização

Cárie Dentária

A cárie dentária está presente em todo o mundo e é responsávelpela destruição eperda dos dentes.

É uma das doenças mais prevalentes da infância e exerce forte impactono bem-estar individual e social da criança.

É uma patologia infeciosa comum, crónica e transmissível, resultante da atividade de bactérias específicas que aderem à superfície dentária, principalmente Streptococcus mutans (SM), que metabolizam açúcares para a produção de ácido que, ao longo do tempo, desmineraliza o esmalte.


A cárie em crianças de idade pré-escolar tem vindo a ser referida como early childhood caries, traduzida para português como cárie precoce da infância (CPI), também designada anteriormente como «cárie de biberão».

A CPI caracteriza-se pela presença de um ou mais dentes decíduos com lesão de cárie (cavitada ou não), restaurados/obturados ou perdidos devido a cárie, em crianças menores de seis anos de idade.

Veja Também: SAÚDE BUCAL : Primeira Consulta Odontopediatra

Nas crianças com idade inferior a três anos qualquer sinal de lesão de cárie em superfícies dentárias lisas é indicativo de «cárieprecoce de infância grave» (CPI grave).

Igualmente se consideraCPI grave nas crianças entre os três/cinco anos com a presença de um ou mais dentes decíduos maxilares anteriores cariados, perdidos (por cárie) ou restaurados/obturados; um valor de dentes cariados perdidos e obturados (cpod) maior ou igual a quatro aos três anos; um cpod maior ou igual a cinco aos quatro anos e um cpod maior ou igual a seis aos cinco anos.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° Rev Port Med Geral Fam
°Elisa Laranjo / Sofia Baptista / Ana Alves Norton / Ana Paula Macedo / Casimiro de Andrade / Cristina Areias

No hay comentarios