ADS

Como podemos otimizar a endodontia em dentes decíduos? Relato de caso

Endodontia

O tratamento endodôntico em dentes decíduos decorrente de lesões cariosas ou traumáticas com envolvimento pulpar muitas vezes é necessário na Clínica Odontopediátrica.

Entretanto, nota-se que a qualidade da técnica endodôntica em dentes decíduos muitas vezes é deixada de lado, justificada pelo difícil comportamento das crianças e pelas características anatômicas internas dos dentes decíduos.

Assim, seria interessante resgatar e agregar novos conceitos à endodontia de dentes decíduos para facilitar o dia-a-dia clínico e otimizar o tratamento.


Este trabalho teve como objetivo descrever um caso clínico de uma paciente atendida na Clinica de Graduação de Odontopediatria da Uniararas, onde se realizou o tratamento endodôntico no incisivo central superior decíduo esquerdo, através de uma nova proposta que tem por objetivo melhorar a qualidade da técnica endodôntica em dentes decíduos utilizando localizadores apicais eletrônicos e um sistema de instrumentação mecanizado.

Veja Também: Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica

Concluiu-se que a utilização de novas tecnologias apresentou-se como uma alternativa viável no tratamento endodôntico do incisivo decíduo relatado, auxiliando e alcançando um resultado satisfatório em relação ao preparo mecânico do conduto e ao seu preenchimento com o material obturador.

Mais estudos futuros deveriam ser realizados para avaliar a utilização dessas novas tecnologias no tratamento endodôntico de dentes decíduos.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


Anna Carolina Volpi Mello-Moura / Thiago Borelli / Ronilza Matos / Gabriela Cunha Bonini / Cacio Moura-Netto

No hay comentarios