ADS

Coroas de aço inoxidável: técnica e custo benefício

Reabilitação

Para o restabelecimento da função do dente, é necessário, em uma primeira fase, prevenir a doença cárie, controlando e modificando os hábitos alimentares e de higiene bucal, bem como realizando a adequação do meio bucal.

Em uma segunda fase, quando na presença de cavidades atípicas, necessita-se de recursos restauradores alternativos, visando à recuperação do diâmetro mesiodistal e da altura cérvico-oclusal, com o objetivo de restabelecer a função.

Os molares decíduos, por apresentarem características anatômicas peculiares, tornam-se os elementos mais suscetíveis ao ataque cariogênico na dentição decídua, transformando-se em um grande desafi o para o profi ssional.


Doenças bucais que culminam com a perda do elemento dentário acarretam redução da capacidade mastigatória, distúrbios fonéticos, instalação de hábitos bucais viciosos e problemas de ordem psicológica (CORRÊA, 1998).

O tratamento protético em odontopediatria visa a restabelecer o equilíbrio dentário com utilização de técnicas simplifi cadas e menos agressivas ao paciente, não interferindo nos processos normais de crescimento e desenvolvimento próprios da infância.

Veja Também: Reabilitação de dentes decíduos anteriores com o uso de pinos de fibra de vidro

Portanto, a prótese em odontopediatria, apesar de se tratar de um procedimento menos conservador em relação à estrutura dentária remanescente, também é considerada manobra preventiva de futuros problemas que podem acometer as dentaduras mista e permanente, pois permite a manutenção mais prolongada do dente decíduo, até próximo à época de sua esfoliação natural (BENGSTON, 1988).

A quantidade e os tipos de estudos na literatura que relatam e suportam o uso da coroa de aço em odontopediatria são limitados (BUTANI et al., 2005).

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


secure.usc.br
Thiago Cruvinel Silva / Thaís Marchini Oliveira / Vivien Thiemy Sakai / Luiz Evaristo Ricci Volpato / Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

No hay comentarios