A Ortodontia como especialidade da Odontologia, tem grande importância na correção de problemas funcionais e estéticos.
Existem casos, no entanto, que necessitam da integração de outras especialidades para que o tratamento alcance os melhores resultados.
A Periodontia, a Dentística restauradora, a Prótese e a Cirurgia - menor e ortognática - são as áreas que mais comumente interagem com a Ortodontia.
O trauma é um dos fatores etiológicos das más oclusões quando ocorre na região anterior, seja na dentadura decídua, mista ou permanente.
Na dentadura decídua ocorre geralmente, a intrusão do dente decíduo, causando manchas hipoplásicas na coroa e/ou alteração da via de irrupção do dente permanente.
► Veja Também: PREVENÇÃO : Tratamento Restaurador Atraumático. Uma técnica que podemos confiar?
No caso de traumatismo dentário, pode-se ter problemas de perda de espaço quando a fratura ocorre abaixo do ponto de contato e, em casos extremos a perda de um ou mais elementos dentários e estrutura óssea alveolar, podendo acarretar uma deformidade facial.
Todos os casos que carecem de tratamento multidisciplinar devem ser, quando possível, planejados por todos os cirurgiões-dentistas envolvidos e o tratamento deve seguir um protocolo.
coraorto.com.br
REVISTA DENTAL PRESS DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA MAXILAR
Prof. Dr. Renato Rodrigues de Almeida / Prof. Dr. Gérson Bonfante / Galdino Iague Neto, C.D. / Márcio Rodrigues de Almeida, C.D.