ADS

Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie severa da infância: relato de caso

Reabilitação

A Cárie Precoce da Infância (CPI) é uma doença de etiologia multifatorial que acomete crianças na fase pré-escolar, sendo sua forma mais agressiva denominada como Cárie Severa da Infância (CSI).

O presente trabalho teve como objetivo descrever o caso clínico de reabilitação estética e funcional de paciente do gênero feminino, 3 anos e 6 meses de idade, acometida por CSI.


Uma etapa inicial de adequação do meio bucal envolveu drenagem de abscesso periapical no elemento 61, tratamento endodôntico dos incisivos superiores, vedamento das cavidades e realização de selantes com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade, além de orientações acerca da importância de bons hábitos alimentares e de higienização na paralisação da doença cárie, utilizando-se de abordagens motivacionais e buscando a conscientização do núcleo familiar quanto a sua responsabilidade no controle da mesma.

Veja Também: SAÚDE BUCAL da gestante e do bebê

A reconstrução estética dos incisivos superiores se deu por meio do uso de retentores intrarradiculares e resina composta, com o auxílio de matrizes anatômicas de celuloide, tendo sido utilizada também a resina para a restauração dos molares inferiores.

O tratamento proposto permitiu restabelecer a função mastigatória e a estética do sorriso, bem como ocasionou na satisfação com o resultado obtido, demonstrada pela criança e por seus familiares.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


°revodonto.bvsalud.org
°Larissa Bortoletto Miyata / Gabriela Cunha Bonini / Ana Flávia Bissoto Calvo / Gabriel Tilli Politano

No hay comentarios