ADS

A importância do diagnóstico precoce no tratamento das oclusopatias Classe III de Angle

Ortodontia

O tratamento das alterações morfológicas e funcionais do complexo craniofacial está profundamente envolvido nos aspectos do crescimento e desenvolvimento da face humana.

Fatores como o crescimento dos músculos, sua migração e inserções, as variações da função neuromuscular e as funções anormais influenciam marcadamente alguns aspectos da formação craniofacial e do seu crescimento.

O diagnóstico, tratamento e prognóstico, quanto ao crescimento facial, dependem da concepção do clínico.


A atuação profissional deve ser no sentido de possibilitar as estruturas a exercerem a sua função de forma normal sempre orientada por diagnósticos etiológicos e funcionais, além do morfológico.

Uma vez diagnosticada a Classe III, a terapêutica deve ser instituída o mais precoce possível para prevenir ou interceptar a oclusopatia, evitando que se instale ou impedindo que a situação se agrave.

Veja Também: A Inter-relação Ortodontia e Prótese: apresentação de um Caso Clínico

Este artigo relaciona-se com um estudo de caso clínico de natureza descritiva. Tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a teoria do crescimento facial da matriz funcional e a ação do Aparelho Regulador de Função 3 de Fränkel (RF-3), com a exemplificação de um caso clínico.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


periodicos.ufes.br
Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde
Pedro Lima Emmerich Oliveira / Adauto Emmerich