ADS

Quando devo começar a escovar os dentes do meu filho?


Uma dúvida recorrente de pais e mães é sobre quando se deve começar a escovar os dentes dos filhos. Na verdade, nem é preciso esperar nascerem os dentes para começar a higiene bucal de uma criança.

Especialistas recomendam que os cuidados com a higiene bucal devem iniciar a partir do nascimento do bebê e continuar até o momentos em que os pequenos passarão a fazer toda a higiene dos dentes sozinhos,

Os dentes do bebê começam a nascer, mais ou menos, a partir dos 6 meses de idade, no entanto, é importante começar a cuidar da boca do bebê logo após o seu nascimento, para evitar a cárie da mamadeira, que é mais frequente quando o bebê bebe leite à noite e a seguir vai dormir sem lavar a boca, ou quando os pais adoçam a chupeta do bebê para ele dormir.

Veja também : CÁRIE DE MAMADEIRA: CRIANÇAS NÃO DEVEM BEBER LEITE À NOITE


Desta forma, até ao nascimento dos primeiros dentes do bebê, deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir.

Quando iniciar o uso da pasta de dente e do fio dental é outra dúvida comum entre os pais. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos dois ou três anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso. Antes disso, pode-se utilizar a escova sem pasta, ou com uma pasta de dente sem flúor.


Youtube / Beraldo Odontologia - Dentista