Importantes considerações no tratamento de pacientes pediátricos incluem um histórico médico adequado, obtendo informações médica e dentária apropriadas, que nos auxilie a prevenir situações emergências nos deixando preparados para tratar situações de emergência.
É importante a realização de uma a avaliação pré-operatória clínica e radiográfica. O exame radiográfico sempre inclui 1 ou mais filmes intra-bucais e pode incluir imagens extrabucais se a área de interesse vai além do complexo dento-alveolar.
O manejo do comportamento infantil no período pré-operatório e operatório apresenta um especial desafio. Muitas crianças se beneficiam com a anestesia local e pré-medicação oral para o controle da ansiedade. O manejo anestésico de crianças requer um extensivo treinamento e experiência.
► Veja também : ORTHODONTIC : Diagnosing Early Interceptive Orthodontic Problems – Part 1
Atenção especial deve ser dada para a determinação da condição social, emocional e psicológica do paciente infantil antes da experiência cirúrgica.
Crianças têm muitos medos não declarados sobre a experiência cirúrgica, e seu manejo psicológico requer que o dentista saiba reconhecer sua condição emocional.
Responder questões concernentes a cirurgia são importantes e devem ser realizadas na presença dos pais. O dentista também deve obter o consentimento livre esclarecido antes do procedimento.
°abodontopediatria.org.br
°CIRURGIA BUCAL EM ODONTOPEDIATRIA
°José Jeová Siebra Moreira Neto / Carlos de Oliveira Gomes / Geraldo Bosco L. Couto