ADS

Urgências em traumatismos dentários em ODONTOPEDIATRIA

Cirurgia Odontopediatria

O traumatismo dentário é uma situação de urgência, frequente nos consultórios odontopediátricos.

Muitas vezes, porém, o atendimento que deveria ser imediato não é efetivamente realizado devido à falta de conhecimento de pais e responsáveis ou pelo fato de o primeiro atendimento ser realizado em prontos-socorros, clínicas médicas ou postos de saúde.


Esses fatores, associados à falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre traumatismos dentários, ocasionam adiamento da avaliação pelo cirurgião dentista, afetando o seu prognóstico.

Consideram-se lesões traumáticas dentárias desde uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário.

Veja Também: Emergência : O que fazer se acontecer um traumatismo dentário

Existe uma predominância de traumatismos dentários em indivíduos do sexo masculino, especialmente em idade escolar e em fase de crescimento, como consequência de quedas, brigas ou lutas, acidentes esportivos, automobilísticos, traumatismos com objetos e maus tratos.

Situações de urgência envolvendo cabeça e pescoço frequentemente se tornam experiências dramáticas para os pais e para as crianças.

As lesões que envolvem os dentes anteriores (incisivos centrais, incisivos laterais e caninos) podem resultar em efeitos desfavoráveis na função e causar sintomatologia dolorosa, afetando diretamente a autoestima, o comportamento e o sucesso pessoal, especialmente se há perda dentária permanente.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


Mariane Emi Sanabe / Lícia Bezerra Cavalcante / Cármen Regina Coldebella / Fabio Cesar B. de Abreu-e-Lima